Estação Cultura

Falas de Bolsonaro afrontam povos indígenas

Em sua coluna semanal, o jornalista Leão Serva aponta erros, afrontas e escárnio do presidente Jair Bolsonaro ao referir-se a etnia, idioma e tradição de cura com plantas medicinais


31/05/2021 13h03

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


“Até quando Bolsonaro vai abusar da paciência das pessoas razoáveis no Brasil”, pergunta Leão Serva ao abrir a coluna semanal no Estação Cultura. A indignação deve-se à postura do presidente em relação aos indígenas brasileiros. O jornalista cita os episódios em que Jair Bolsonaro ridiculariza um índio presente em sua live no dia 29 de abril por falar o idioma nativo, e inventa uma nova “etnia” na região de Maturacá, no Amazonas, em 27 de maio.

Essa gafe mais recente ocorreu em evento de inauguração de uma ponte, durante discurso no Posto de Fronteira do Exército, em terra Yanomami. Bolsonaro falava de visitas a indígenas na região, referindo-se a eles equivocadamente como “balaios”. Também fez pouco caso da tradição de plantas medicinais, chegando a propor que os indígenas sejam convocados pela CPI da Covid pelo uso de medicamentos não comprovados.

A coluna de Leão Serva traz o depoimento de Marivelton Barroso (povo Baré), presidente da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro. Ele esclarece que balaio é a cestaria produzida e vendida por índios da região na Terra Indígena Balaio. “Somos 23 etnias e Bolsonaro não precisa inventar uma vigésima quarta”.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF