Estação Cultura

Escassez aumenta riscos de desabastecimento hídrico e energético

Falta de chuvas é considerada severa em cinco estados da bacia do rio Paraná


01/06/2021 12h16

Ouça a coluna de Mário Augusto completa:


O país registra atualmente uma das piores secas do século, o que aumenta os riscos de desabastecimento hídrico e energético. A situação é considerada severa especialmente em cinco estados da bacia do rio Paraná: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Na semana passada, o governo federal emitiu um alerta de emergência hídrica para os estados, pelos próximos seis meses.

Com o nível de chuva muito abaixo da média histórica, os reservatórios das usinas hidrelétricas ficam ameaçados, e, como consequência, as contas de energia acabam subindo. O Ministério de Minas e Energia deve publicar uma portaria que permitirá a contratação de usinas termelétricas, para serem acionadas em situações de emergência.

Enquanto isso não ocorre, é importante economizar o consumo de água e energia elétrica. Esse é o assunto da coluna de hoje (01) do jornalista Mario Augusto, editor de jornalismo da TV Cultura e advogado especialista em direito ambiental. Todas as terças-feiras, ele discute temas relacionados ao meio ambiente no “Estação Cultura”.

O programa "Estação Cultura" tem apresentação de Teca Lima, e vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF