Estação Cultura

Instituto Tomie Ohtake exibe Di Cavalcanti muralista

Mostra inédita enfatiza a produção de painéis e murais, realizada a partir da década de 1920; exposição pode ser vista presencialmente, conforme os protocolos de segurança contra a covid-19


03/06/2021 22h02

Saiba mais sobre a mostra:


O Instituto Tomie Ohtake apresenta até 17 de outubro a exposição Di Cavalcanti – Muralista, com curadoria de Ivo Mesquita. Segundo ele, é uma faceta menos conhecida do pintor que retratou as festas populares brasileiras, as mulatas e os personagens brejeiros. Mesquita realizou uma ampla pesquisa para entender como Di Cavalcanti conheceu e se interessou pelo muralismo, arte que tem como suporte paredes e painéis permanentes. De acordo com o levantamento, o artista teve contato com os muralistas mexicanos em 1922, durante as comemorações do centenário da independência do Brasil no Rio de Janeiro.

A mostra traça uma linha do tempo, destacando os períodos em que o pintor se dedicou à produção de murais: de 1925 a 1950 e de 1950 a 1976. Dois painéis estão expostos: ProBel Trabalhadores, de 1955, e Brasil em 4 fases, de 1965, além de 19 pinturas em que Di Cavalcanti emprega as mesmas técnicas e temas utilizados nos grandes painéis em paredes. Entre as pinturas estão Serenata e Devaneio, ambas de 1927, que preconizaram o primeiro mural modernista brasileiro, criado por ele em 1929 para o Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro.

Di Cavalcanti – Muralista tem visitação de terça a domingo, das 12h às 17h, com entrada franca, seguindo os protocolos de segurança, como uso de máscaras e controle de público. A entrada é gratuita.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças