Estação Cultura

Eduardo Machado lança CD com obra de Alegre Corrêa

Disponível nas plataformas digitais, álbum homenageia o músico e compositor gaúcho; nomes como Márcio Bahia e Gabriel Grossi participam do trabalho, além do próprio Alegre Corrêa


04/06/2021 11h20

Saiba mais sobre o novo CD de Eduardo Machado:


Em seu 9º disco, o baixista e compositor Eduardo Machado homenageia o gaúcho Alegre Corrêa, de quem se considera fã. “Ele faz uma música universal, misturando as experiências que teve na Áustria com as raízes brasileiras”, destaca o músico paulista.

Eduardo Machado conheceu Alegre Corrêa em 1996, em shows no Festival de Jazz de Montreux, na Suíça. Meses depois teve acesso a discos do brasileiro e começou a estudar partituras e a compartilhar com amigos. Os dois tocaram juntos em 2016, no Projeto Quinta Jazz em Franca, interior de São Paulo, que tinha Eduardo Machado como um dos organizadores.

Nascido em Passo Fundo (RS), Alegre Corrêa morou por mais de 20 anos na Áustria. Lá consolidou a carreira tocando com orquestras e com nomes como o austríaco Zoe Zawinul, (1932-2007) um dos criadores do jazz fusion com Chick Corea, Herbie Hancock, John McLaughlin e Miles Davis. Alegre gravou 13 álbuns e conquistou vários prêmios na Áustria, como CD do Ano, Músico do Ano, e ainda o Grammy com o grupo de Joe Zawinul.

O álbum Eduardo Machado toca Alegre reúne um time de músicos: o baterista Márcio Bahia, que integrou o grupo de Hermeto Pascoal durante 33 anos; o saxofonista Jota P; o tecladista Gil Reis; e ainda Gabriel Grossi e Marquinho Sabino em participações especiais. Alegre Corrêa participa como cantor na faixa Brotou uma canção, parceria dele com Paulinho Pedra Azul e Cristóvão Bastos.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF