Estação Cultura

Uma câmera na mão e várias aldeias para mostrar

Em sua coluna semanal, o jornalista Leão Serva destaca ensaios fotográficos indígenas publicados na revista Zum, do IMS; um deles mostra como a fotografia chegou aos Suruí Paiter de Rondônia


07/06/2021 11h04

Ouça a coluna completa de Leão Serva:


Um indígena não deixa de ser um indígena por portar e fazer uso de uma câmera fotográfica. E é capaz de produzir uma arte fotográfica pulsante e digna de conquistar o mercado brasileiro de galerias. Exemplo dessa produção está na edição 20 da revista Zum, publicada pelo Instituto Moreira Salles, destaque na coluna de Leão Serva. O jornalista cita o ensaio fotográfico do povo Suruí Pater, de Rondônia, que utiliza a câmera como instrumento de resistência. As fotos retratam o cotidiano nas aldeias, mostrando cenas comuns à vida de qualquer brasileiro, como um casamento, em que o noivo usa terno, e a noiva um vestido branco. “Ao mesmo tempo se vê nitidamente elementos da cultura indígena local”, pontua o jornalista.

Leão Serva também chama a atenção para o “choque cultural” produzido em outro ensaio fotográfico na Zum: o trabalho do artista plástico Denilson Baniwa. Em Ficções coloniais ele apresenta uma invasão de ícones e personagens da cultura pop ocidental em fotos antigas de indígenas brasileiros.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF