Estação Cultura

Mostra virtual reúne vídeos de Renan Marcondes

“Ensaio para uma cidadania mundana” apresenta cinco vídeos do performer paulista que investigam a ideia de presença e invisibilidade; mostra integra programação da Casa de Cultura do Parque


08/06/2021 13h53

Saiba mais sobre a mostra:


A Casa de Cultura do Parque inaugura nesta quarta (09) uma exposição virtual com vídeos do performer, pesquisador e artista plástico Renan Marcondes. Intitulada Ensaio para uma cidadania mundana, a série mostra vídeos realizados em vários momentos da carreira. Eles integram diferentes projetos e serão expostos pela primeira vez como vídeos autônomos, com curadoria do professor e pesquisador Ruy Luduvice. São eles: Protetor de Proximidade Humana para Valsa (2016), Protetor de Proximidade Humana para Beijo (2017), Projeto Invisível - Estação 2: Palestras para coisas e objetos (2017), Intervalo (da série Teatro) (2018) e Orquestra (da série Teatro) (2018). Todos os vídeos da exposição têm em comum a aparência do corpo humano, sempre parcialmente presentes ou tentando se fazer presentes no trabalho. “São corpos em tentativa de ser ou em tentativa de estar”.

Artista representado pela OMA Galeria, Renan Marcondes é Doutorando em Artes Cênicas pela USP. Possui obras nos acervos do Museu de Arte do Rio, Museu de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto e na Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Recebeu premiações em eventos como o Festival da Cultura Inglesa, em 2020, e o prêmio do setor de performance da SP-Arte, em 2015. Há anos ele investiga o estatuto político do visível e do invisível.

A mostra Ensaio para uma cidadania mundana – vídeos de Renan Marcondes pode ser vista até 8 de agosto no site e no canal da Casa de Cultura do Parque.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF