Estação Cultura

Neyde Veneziano dirige Carla Candiotto em O Despertar

Monólogo cômico de Franca Rame e Dario Fo usa sequência de situações non sense para abordar assédio no trabalho e violência doméstica; exibição online estreia nesta sexta (11)


09/06/2021 14h55

Saiba mais sobre o monólogo:


A personagem interpretada por Carla Candiotto em O Despertar passa por uma sequência de situações absurdas e non sense, correndo contra o tempo para deixar o filho na creche e seguir para o trabalho. Ela é vendedora de uma loja, assediada pelo patrão, maltratada pelo marido desempregado e responsável pelo sustento da família. No texto original – traduzido e adaptado por Neyde Veneziano – a personagem é uma operária de fábrica italiana na Milão dos anos 1970.

A diretora, pesquisadora e professora escolheu O Despertar pela atualidade do texto e por trazer questões que podem ser associadas ao Brasil de hoje, como o aumento da violência contra a mulher durante a pandemia. O monólogo é um dos 25 da antologia feminina de Franca Rame e Dario Fo. Segundo Neyde Veneziano, o ridículo da série de absurdos e situações non sense é um recurso típico do casal de dramaturgos italianos para abordar fatos reais, sugerir a crítica e a reflexão. Autora do único livro publicado no Brasil sobre a obra de Dario Fo, Veneziano conviveu com os dois em 2000 e 2001, quando morou em Milão para desenvolver sua pesquisa de pós-doutorado.

A obra estreia dois anos depois de Francesco, texto de Dario Fo montado por Neyde Veneziano com Paulo Goulart Filho. Ela também dirigiu Domingos Montagner em Mistero Buffo, outro título do italiano. O Despertar tem cenografia e figurino de Fábio Namatane e pode ser vista até 20 de junho, de sexta a domingo, às 20h, no canal da Veneziano Produções no Youtube. Acesso gratuito.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF