Estação Cultura

Projeto promove diálogo entre artistas e refugiados

“Medo como fronteira” mistura realidade e ficção, vídeo e teatro para mostrar histórias de refugiados do Haiti, Togo e Venezuela; vídeo-performances têm estreia online nesta quinta (10)


10/06/2021 12h38

Saiba mais sobre o projeto:


Uma série de vídeo-performances coloca atores brasileiros em diálogo com histórias de refugiados do Haiti, Togo e Venezuela. A experiência - que mistura realidade e ficção, vídeo e teatro – estreia nesta quinta (10) em transmissão online às 20h.

Medo como fronteira – diálogos artísticos com refugiados é uma produção da Romã Atômica e tem direção de Jaoa de Mello. Quatro atores formam o elenco, apresentando narrativas sobre a mulher negra, a América Latina, além de paralelos entre a chegada de estrangeiros na Segunda Guerra Mundial e a atual crise de refugiados.

Os encontros e oficinas do projeto resultaram em três vídeo-performances. Em Nlabale, a atriz Cecília Schucman se encontra com Hezouwe Soh Tchao, refugiado do Togo, país da África Ocidental. Ela relembra a história dos avós judeus, que fugiram do nazismo; ele narra as barreiras enfrentadas para chegar ao Brasil.

Na performance Americalatina latinoamericA, o ator Vitinho Rodrigues dialoga com a venezuelana Dylines Guanipa sobre narrativas possíveis para o continente.

Outro trabalho é o vídeo-poema Sismo. Junia Larose, refugiada haitiana, e a atriz Ana Vitória Prudente compartilham diferentes questões: as próprias origens, a solidão da mulher negra e as sequelas do terremoto no Haiti, que matou 200 mil pessoas em 2010.

O projeto Medo como fronteira – diálogos artísticos com refugiados fica disponível até 12 de junho. O ingresso é gratuito, sendo necessário reservar no Sympla.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças