Ação de presidente da Funai resulta em flechada no pé
Em sua coluna semanal, o jornalista Leão Serva relata porque o pedido de abertura de inquérito contra os índios Waimiri Atroari voltou-se contra o próprio presidente da Funai, Marcelo Xavier
14/06/2021 11h25
Ouça a coluna de Leão Serva completa:
A tentativa de enquadrar os índios Waimiri Atroari, que se opõem aos termos de construção de um linhão de energia elétrica entre Manaus (BA) e Boa Vista (RR), virou um tiro no pé do presidente da Funai, o delegado da Polícia Federal Marcelo Xavier. Na verdade, “uma flechada no pé”, denomina o jornalista Leão Serva. O procurador da República Igor da Silva Spindola protocolou o arquivamento do inquérito na 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas e solicitou a abertura de outros dois contra o presidente da Funai. Ele atribuiu “motivos fúteis e ilegais” à tentativa de processar os Waimiri Atroari, mas aponta hipóteses de denunciação caluniosa e improbidade administrativa na representação subscrita por Xavier.
O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.
REDES SOCIAIS