Estação Cultura

Ação de presidente da Funai resulta em flechada no pé

Em sua coluna semanal, o jornalista Leão Serva relata porque o pedido de abertura de inquérito contra os índios Waimiri Atroari voltou-se contra o próprio presidente da Funai, Marcelo Xavier


14/06/2021 11h25

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


A tentativa de enquadrar os índios Waimiri Atroari, que se opõem aos termos de construção de um linhão de energia elétrica entre Manaus (BA) e Boa Vista (RR), virou um tiro no pé do presidente da Funai, o delegado da Polícia Federal Marcelo Xavier. Na verdade, “uma flechada no pé”, denomina o jornalista Leão Serva. O procurador da República Igor da Silva Spindola protocolou o arquivamento do inquérito na 4ª Vara Criminal da Justiça Federal do Amazonas e solicitou a abertura de outros dois contra o presidente da Funai. Ele atribuiu “motivos fúteis e ilegais” à tentativa de processar os Waimiri Atroari, mas aponta hipóteses de denunciação caluniosa e improbidade administrativa na representação subscrita por Xavier.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças