Estação Cultura

Museu de Arte Sacra exibe Salão Paulista de Arte Naïf

Primeira edição do evento dialoga com acervo do museu e homenageia José Antônio da Silva, ícone da arte naïf brasileira; 190 obras são exibidas na mostra em cartaz até 29 de agosto


30/06/2021 11h03

Saiba mais sobre o evento:


O Museu de Arte Sacra de São Paulo exibe a primeira edição do Salão Paulista de Arte Naïf, realizado pela Totem, Barthô Naïf e Cia Arte Cultura. A mostra reúne 190 obras de artistas de 39 municípios do estado, entre pinturas, colagens, desenhos, gravuras, esculturas, bordados, costuras e modelagens. O objetivo é valorizar e difundir a estética naïf paulista, produzida principalmente por artistas autodidatas. O Salão também dialoga com o acervo do Museu de Arte Sacra, exibindo peças como a Via Sacra de José Antônio da Silva - o artista homenageado – imagens da série Paulistinhas, de Dito Pituba, e 28 esculturas em nó de pinho do Vale do Paraíba esculpidas por africanos e descendentes no século XIX.

Uma comissão artística formada pelo crítico Oscar D’Ambrosio, o professor de história da arte Romildo Sant’Anna e a museóloga Beatriz Correa da Cruz, do Museu de Arte Sacra, selecionou os artistas que se inscreveram para o Salão por meio de edital. A curadoria é de Marinilda Boulay, Odécio Visintin Rossafa e Paco de Assis.

O Salão Paulista de Arte Naïf pode ser visitado até 29 de agosto, de terça a domingo, das 11h às 17h, na avenida Tiradentes, 676. Ingressos a R$ 6,00, com entrada gratuita aos sábados.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF