Estação Cultura

A música de Grazyna Bacewicz por Joanna Sochacka

João Marcos Coelho comenta o novo álbum com obras da compositora polonesa


12/07/2021 15h24

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


Lançado pelo selo Dux, o álbum “Bacewicz: Piano Work”, gravado pela pianista polonesa Joanna Sochacka está disponível nas plataformas de streaming e traz somente obras da compositora, também polonesa, Grazyna Bacewicz, que viveu entre 1909 e 1969.

Bacewicz nasceu em Lodz e estudou violino e piano com o pai. Mais tarde estudou no Conservatório de Varsóvia e com a ajuda de Paderewski conseguiu uma bolsa para estudar, entre 1932 e 1933, com Nadia Boulanger, em Paris. Foi professora do Conservatório de Lodz e de Varsóvia e escreveu cerca de duzentas obras que não são muito conhecidas do público.

O álbum “Bacewicz: Piano Work” ajuda a resgatar as obras da compositora e nele, Joanna Sochacka interpreta três sonatas, uma delas, escrita em 1930, em primeira gravação mundial, assim como os dois Estudos datados de 1952.

Para ilustrar sua coluna desta segunda (12) João Marcos Coelho apresentou três faixas do disco. São elas: “Estudo n. 2 – Estudo em Terças” e o segundo e terceiros movimentos: Adagio e Fuga Dupla. Allegro bem moderato, da “Sonata para piano” de 1930.

O jornalista e crítico musical, João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no programa “Estação Cultura”.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF