Estação Cultura

Projeto mapeia protagonismo negro na Baixada Santista

Iniciativa do Instituto Procomum visa identificar a presença da população negra na formação cultural e econômica da região; pesquisadores apostam na memória como o fio que conecta a ancestralidade a um futuro sem racismo.


26/07/2021 12h09

Saiba mais sobre projeto:


A Baixada Santista é a região com maior presença de população negra no estado de São Paulo: 38,5% do território. Já a cidade de Santos é a terceira mais segregada racialmente no Brasil, segundo Marina Pereira, gerente de comunidades e experimentações do Instituto Procomum. Ele está à frente do projeto “Memórias, narrativas e tecnologias negras da Baixada Santista”, realizado há cerca de um ano. O objetivo é mapear o protagonismo ancestral e contemporâneo da população negra na região em áreas como arte, cultura, economia, política e religiosidade.

Em parceria com o Instituto Ibirapitanga, a estratégia consiste na criação de conteúdo em diferentes linguagens, para mostrar a importância desses protagonistas na formação do Brasil como nação. Com uma metodologia denominada pesquisa-ação, o projeto investiga as práticas sociais e culturais da população negra na Baixada Santista a partir da inteligência coletiva. E envolve vários setores da sociedade na busca de memórias apagadas. Um dos colaboradores é o jornalista e escritor Marcos Augusto Ferreira. Ele desenvolve a pesquisa “Memórias Apagadas da Terra da Liberdade”, a partir de três eixos principais: o “passado mais que imperfeito”, com informações históricas desde a chegada dos primeiros negros escravizados à região, via Porto de São Vicente, o “presente que se revela”, sobre as heranças culturais, e o “futuro do verbo agir”, propondo ações de inclusão e de combate ao racismo.

O projeto já mapeou 114 locais onde há atividades, personagens e iniciativas da população negra na Baixada Santista, e produziu intervenções artísticas e conteúdo audiovisual.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças