Estação Cultura

Mostra inédita de Alex Flemming abre galeria Arte132

Artista brasileiro, radicado em Berlim, exibe 15 obras da série em que registra a altura corpórea de personalidades como German Lorca, Chico Buarque, Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Galeano


16/08/2021 12h14

Saiba mais sobre a galeria Arte132:


Série mais longeva do paulistano Alex Flemming, Alturas registra a contribuição de personalidades de várias áreas do conhecimento à sociedade e à cultura do país. Desde 1988 ele mede a altura de nomes que admira em linhas verticais sob pinturas abstratas. Todos são convidados a ir ao ateliê do artista – em São Paulo ou Berlim – tirar os calçados e ficar de costas para a tela. O resultado, diz Flemming, “é um código de barras que retrata a cultura da nossa época”.

Quinze obras da série foram selecionadas para a mostra inédita em cartaz a partir desta segunda (16), abrindo as portas da galeria Arte132. Instalada em uma casa do segundo Modernismo Paulista, construída em 1972 e assinada pelo arquiteto Fernando Malheiros de Miranda, a galeria tem como foco a produção artística brasileira.

A curadoria da mostra é de Angélica de Moraes, que considera a série Alturas quase um resumo dos caminhos por onde andaram as tintas de Alex Flemming. O artista é responsável por obras em espaços públicos, como os painéis em vidro, com fotos de pessoas anônimas, na Estação Sumaré do metrô. Para ele, a série “sublinha a importância da diversidade”.

A individual inédita pode ser visitada de segunda a sexta, das 14h às 19h, e aos sábados das 11h às 17h. O endereço é avenida Juriti, 132.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF