Estação Cultura

Festival de curtas exibe 200 filmes de 39 países

32ª edição começa nesta quinta (19) e vai até 29 de agosto, pelo segundo ano de forma online e gratuita; Brasil participa com 116 títulos


19/08/2021 11h39

Saiba mais sobre o festival:


A 32ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo - Curta Kinoforum começa nesta quinta (19), exibindo uma seleção de 200 filmes de 39 países. Do total, 116 são títulos brasileiros, selecionados entre 600 inscrições, e 94 são filmes estrangeiros escolhidos entre mais de 2600 inscritos.

A programação traz recortes como a seleção infanto-juvenil e a mostra dedicada à produção latino-americana, com filmes como A felicidade do motociclista não cabe em sua roupa, do mexicano Gabriel Herrera. Já os programas especiais da mostra reúnem produções agrupadas a partir de temas como o cinema fantástico e de horror, os olhares das mulheres indígenas e o modo de viver dos índios Guarani.

A seleção brasileira vem forte nessa 32ª edição. Há títulos como

Céu de agosto, de Jasmin Tenucci, recém premiado no Festival de Cannes, Ela que mora no andar de cima, estrelado por Marcelia Cartaxo, e o amazonense Seiva bruta, eleito como melhor curta latino no Directors Guild of America.

A seleção internacional está espalhada em várias mostras, com filmes premiados em festivais internacionais, que se destacam pela criatividade e fantasia. Nas homenagens desta edição, o festival lembra os 40 anos da morte do diretor Glauber Rocha, em 22 de agosto. O Curta Kinoforum vai até 29 de agosto, com acesso gratuito aos filmes pelo site do evento.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF