Estação Cultura

Theatro Municipal apresenta Paisagens da Floresta

Concerto da série Novos Modernistas inclui estreia da cantata concertante Icamiaba, de João Guilherme Ripper, em São Paulo


20/08/2021 10h58

Saiba mais sobre o espetáculo:


A Orquestra Sinfônica Municipal e o Coro Lírico estreiam nesta sexta (20) o concerto Paisagens da Floresta, que integra a série Novos Modernistas. O espetáculo marca a première da cantata concertante Icamiabas, de João Guilherme Ripper, em São Paulo. A abertura do programa conta com a participação de um grupo indígena da comunidade Kariri-Xocó, originária de Alagoas, pela primeira vez no palco do Municipal.

A composição vocal-instrumental de Ripper, para soprano e violoncelo, reúne o naipe feminino de vozes do Coro Lírico, acompanhado das cordas da Sinfônica Municipal. A orquestra recebe a cantora Marly Montoni e o violoncelista Rafael Cesário, sob regência do maestro Roberto Minczuk.

A obra tem texto do paraense Paes Loureiro, autor do Romance das Icamiabas. O enredo promove o encontro das míticas guerreiras do Amazonas, que habitavam as margens do Rio Nhamundá, aos índios Guaraci. Eles celebram a lua na noite da fertilidade e, ao amanhecer, as Icamiabas mergulham no fundo de um lago buscando barro para modelar as muiraquitãs, amuletos oferecidos aos seus parceiros.

Paisagens da Floresta – Novos Modernistas tem direção cênica de Cristiane Paoli-Quito. As apresentações começam às 19h na sexta (20), às 17h no sábado (21) e às 11h no domingo (22). Os ingressos custam de R$10 a R$60, mas estão à venda somente pelo site do Theatro Municipal.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF