Estação Cultura

Theatro Municipal apresenta Paisagens da Floresta

Concerto da série Novos Modernistas inclui estreia da cantata concertante Icamiaba, de João Guilherme Ripper, em São Paulo


20/08/2021 10h58

Saiba mais sobre o espetáculo:


A Orquestra Sinfônica Municipal e o Coro Lírico estreiam nesta sexta (20) o concerto Paisagens da Floresta, que integra a série Novos Modernistas. O espetáculo marca a première da cantata concertante Icamiabas, de João Guilherme Ripper, em São Paulo. A abertura do programa conta com a participação de um grupo indígena da comunidade Kariri-Xocó, originária de Alagoas, pela primeira vez no palco do Municipal.

A composição vocal-instrumental de Ripper, para soprano e violoncelo, reúne o naipe feminino de vozes do Coro Lírico, acompanhado das cordas da Sinfônica Municipal. A orquestra recebe a cantora Marly Montoni e o violoncelista Rafael Cesário, sob regência do maestro Roberto Minczuk.

A obra tem texto do paraense Paes Loureiro, autor do Romance das Icamiabas. O enredo promove o encontro das míticas guerreiras do Amazonas, que habitavam as margens do Rio Nhamundá, aos índios Guaraci. Eles celebram a lua na noite da fertilidade e, ao amanhecer, as Icamiabas mergulham no fundo de um lago buscando barro para modelar as muiraquitãs, amuletos oferecidos aos seus parceiros.

Paisagens da Floresta – Novos Modernistas tem direção cênica de Cristiane Paoli-Quito. As apresentações começam às 19h na sexta (20), às 17h no sábado (21) e às 11h no domingo (22). Os ingressos custam de R$10 a R$60, mas estão à venda somente pelo site do Theatro Municipal.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças