Estação Cultura

Trio Metral grava polonês Mieczyslaw Weinberg

Em álbum recém-lançado pelo selo Mirare, o trio de irmãos franceses interpreta obra de Weinberg composta em 1945, destaque na coluna musical do crítico João Marcos Coelho


20/08/2021 11h20

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


O Trio Metral, formado pelos irmãos Joseph (violino), Justine (violoncelo) e Victor (piano) está entre os grupos que vêm tocando e gravando a obra do compositor polonês Mieczyslaw Weinberg (1919-1996) nos últimos dez anos. Trata-se de uma justa homenagem, considera o crítico João Marcos Coelho, pois a censura e repressão a Weinberg “foi um dos casos mais cruéis na extinta União Soviética”.

O polonês cresceu em Varsóvia e estabeleceu-se em Moscou em 1943, onde tornou-se amigo de Shostakovich (1906-1975). Acusado de “formalista”, como outros compositores russos, foi preso pelo regime comunista e só saiu nos anos 1960. A produção de Mieczyslaw Weinberg foi extensa – sinfonias, trios, quartetos de cordas, sonatas, óperas e trilhas de filmes – mas poucas chegavam ao Ocidente. João Marcos Coelho destaca o Trio para Piano e Cordas em Lá Menor, Opus 24, do recém-lançado álbum do Trio Metral.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF