Estação Cultura

As sonatas de Villa-Lobos por Baldini e Pablo Rossi

Violinista e pianista fazem dois recitais para lançamento do álbum do selo Naxos; Pablo Rossi fala sobre o trabalho com Emanuelle Baldini em entrevista a Teca Lima


20/08/2021 12h03

Ouça a entrevista completa com Pablo Rossi:


Pablo Rossi ao piano e Emanuelle Baldini ao violino. O duo faz dois recitais neste sábado (21) e domingo (22) para o lançamento do álbum em que interpretam as sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O CD é parte da série Música do Brasil da Naxos, em parceria com o Itamaraty, e foi gravado em janeiro de 2020 em estúdio na região de Nova York (EUA).

As três sonatas foram escritas por Villa-Lobos entre 1912 e 1920, período que abarca algumas importantes fases do compositor, em especial a influência francesa. Segundo o pianista Pablo Rossi, Villa-Lobos ainda era jovem quando compôs as sonatas e mostra um compositor muito variado e diversificado à procura de sua linguagem. Rossi considera o ciclo primoroso, embora pouco executado, o que dá ainda mais vulto à gravação do álbum. “ Em menos de dez anos ele escreveu três obras que montam um panorama estilístico de sua carreira”, afirma o pianista.

O lançamento do álbum Sonatas para violino e piano de Villa-Lobos será neste sábado (21), às 19h, na Sala Cecília Meireles, (RJ) com transmissão online ao vivo pelo canal no youtube. E no domingo (22), às 11h, na Sala São Paulo.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF