Estação Cultura

As sonatas de Villa-Lobos por Baldini e Pablo Rossi

Violinista e pianista fazem dois recitais para lançamento do álbum do selo Naxos; Pablo Rossi fala sobre o trabalho com Emanuelle Baldini em entrevista a Teca Lima


20/08/2021 12h03
O pianista Pablo Rossi

Ouça a entrevista completa com Pablo Rossi:


Pablo Rossi ao piano e Emanuelle Baldini ao violino. O duo faz dois recitais neste sábado (21) e domingo (22) para o lançamento do álbum em que interpretam as sonatas para violino e piano de Heitor Villa-Lobos (1887-1959). O CD é parte da série Música do Brasil da Naxos, em parceria com o Itamaraty, e foi gravado em janeiro de 2020 em estúdio na região de Nova York (EUA).

As três sonatas foram escritas por Villa-Lobos entre 1912 e 1920, período que abarca algumas importantes fases do compositor, em especial a influência francesa. Segundo o pianista Pablo Rossi, Villa-Lobos ainda era jovem quando compôs as sonatas e mostra um compositor muito variado e diversificado à procura de sua linguagem. Rossi considera o ciclo primoroso, embora pouco executado, o que dá ainda mais vulto à gravação do álbum. “ Em menos de dez anos ele escreveu três obras que montam um panorama estilístico de sua carreira”, afirma o pianista.

O lançamento do álbum Sonatas para violino e piano de Villa-Lobos será neste sábado (21), às 19h, na Sala Cecília Meireles, (RJ) com transmissão online ao vivo pelo canal no youtube. E no domingo (22), às 11h, na Sala São Paulo.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças