Estação Cultura

Supremo julga marco temporal das terras indígenas

O STF retoma nesta quarta (25) o julgamento do chamado “marco temporal”, tese utilizada pelo agronegócio para questionar a demarcação de terras indígenas; tema de Leão Serva na coluna desta semana


23/08/2021 11h42

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


O direito às terras indígenas, assegurado pela Constituição de 1988, está em jogo na tese que o Supremo Tribunal Federal julga nesta quarta (25). Trata-se do chamado “marco temporal”, utilizado por ruralistas e defensores do agronegócio para questionar o direito exclusivo e permanente dos indígenas aos seus territórios. Pelo polêmico argumento, aponta Leão Serva, “só teriam direito às áreas os índios que já estavam lá em outubro de 1988, quando a Constituição foi promulgada”.

De acordo com o jornalista, a tese não encontra amparo na Constituição, que deu aos indígenas o direito de ocupação das terras “de forma imemorial”. Um dos objetivos era evitar que invasores – responsáveis pelo massacre de vários povos – fossem premiados com a posse de território indígena.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF