Estação Cultura

Cidades estão despreparadas para meios de transporte não poluentes

A cada 4 horas um ciclista sofre acidente na Grande São Paulo, segundo dados do Infosiga


24/08/2021 12h06

Ouça a coluna completa de Mario Augusto:


As cidades brasileiras não estão preparadas e não estão investindo na priorização de meios de transporte ativos e não poluentes.

Dados do Infosiga, plataforma estadual que monitora os acidentes de trânsito, apontam que a cada 4 horas um ciclista sofre acidente na Grande São Paulo. Entre 2019 e 2020, foram registrados quase 5 mil acidentes envolvendo ciclistas nas 39 cidades da região metropolitana, e o número de mortos chegou a 167. 63% dos acidentes aconteceram na capital paulista.

Apesar da importância da mobilidade urbana, as cidades brasileiras se mantêm hostis em relação àqueles que se locomovem de bicicleta. A situação é agravada pela desigualdade na oferta desse tipo de infra estrutura cicloviária. Segundo o Centro de Estudos da Metrópole da USP, pessoas brancas e de maior poder aquisitivo são as principais beneficiadas por essa rede na capital paulista.

De acordo com o estudo, regiões como Perus, Guaianazes e Cidade Tiradentes não contam com nenhum quilômetro dos 649,4 km de ciclovias e ciclofaixas atualmente disponíveis em São Paulo. Os pesquisadores sugerem a inclusão dos indicadores de desigualdade social para elaboração dos instrumentos de planejamento e gestão urbana.

Esse foi o tema da coluna desta terça-feira (24) do jornalista Mario Augusto, editor da TV Cultura e advogado especialista em direito ambiental. Confira a coluna na íntegra.

O programa "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF