Estação Cultura

Autobiografia de Augusto Boal em solo de Rogério Bandeira

Ator encena Hamlet:16X8 em temporada híbrida no Teatro Sérgio Cardoso; monólogo é baseado no livro Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas, de Augusto Boal


24/08/2021 13h14

Saiba mais sobre a autobiografia de Augusto Boal:


A autobiografia de Augusto Boal (1931-2009), Hamlet e o filho do padeiro: memórias imaginadas é o mote do espetáculo Hamlet:16X8, em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso. A montagem é do ator Rogério Bandeira, com direção de Marco Antônio Rodrigues. Eles adaptaram o texto e criaram a dramaturgia com o apoio da psicanalista e atriz Cecília Boal, viúva do encenador, que cedeu os direitos autorais do livro para a encenação.

O monólogo estabelece relações entre Augusto Boal, a obra de Shakespeare e a própria trajetória de Rogério Bandeira. Esse diálogo permeia todo o espetáculo, costurando memórias, histórias e semelhanças.

A ideia de montar um trabalho baseado na autobiografia de Augusto Boal acompanha Rogério Bandeira há alguns anos. O primeiro contato com o texto foi na época em que ele atuava com a Cia do Latão. O ator então mergulhou na obra e descobriu outras vias na literatura de Boal, como a poética, ao abordar família, palcos, professores, exílio, medo e o experimento revolucionário em sua passagem pelo Teatro de Arena, em São Paulo.

A temporada de Hamlet: 16X8 vai até 12 de setembro, no Teatro Sérgio Cardoso, aos sábados e domingos, às 18h, com apresentações presenciais e transmissão digital. Ingressos pela plataforma Sympla.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF