Estação Cultura

Em nome de Deus com os dedos no gatilho

Em sua coluna semanal, Atílio Bari fala da explosiva mistura de religião e política, como a barbárie a que o Afeganistão está sendo submetido desde a retomada do poder pelo Taleban


25/08/2021 12h51

Ouça a coluna completa de Atílio Bari:


Vinte anos após a expulsão por forças ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, o Taleban retomou o controle do Afeganistão e voltou à capital, Cabul, em 15 de agosto. O desespero do povo afegão, novamente subjugado pela força implacável do grupo extremista, é o mote da coluna semanal de Atílio Bari. Ele toma o exemplo da selvageria a que o país está sendo submetido para falar da mistura de religião e política, “quase sempre explosiva”.

As cenas de afegãos tentando se agarrar a aviões e perambulando pelas estradas para cruzar fronteiras que se fecham para eles têm sido diárias desde a volta do Taleban ao controle do país. “Vemos uma violência desmedida dos estudiosos do Islamismo, pois a palavra Taleban significa exatamente isso: estudioso”, lamenta Bari. Mas o colunista adverte que a mistura de religião e política não é exclusividade dos povos islâmicos, e cita os horrores já cometidos pela Igreja Católica. Por isso, conclui: “há que sempre se desconfiar de quem usa o nome de Deus com uma arma nas mãos”.

Atílio Bari, idealizador e apresentador do programa Persona, da TV Cultura, participa do Estação Cultura todas as quartas-feiras.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças