Estação Cultura

Em nome de Deus com os dedos no gatilho

Em sua coluna semanal, Atílio Bari fala da explosiva mistura de religião e política, como a barbárie a que o Afeganistão está sendo submetido desde a retomada do poder pelo Taleban


25/08/2021 12h51

Ouça a coluna completa de Atílio Bari:


Vinte anos após a expulsão por forças ocidentais, lideradas pelos Estados Unidos, o Taleban retomou o controle do Afeganistão e voltou à capital, Cabul, em 15 de agosto. O desespero do povo afegão, novamente subjugado pela força implacável do grupo extremista, é o mote da coluna semanal de Atílio Bari. Ele toma o exemplo da selvageria a que o país está sendo submetido para falar da mistura de religião e política, “quase sempre explosiva”.

As cenas de afegãos tentando se agarrar a aviões e perambulando pelas estradas para cruzar fronteiras que se fecham para eles têm sido diárias desde a volta do Taleban ao controle do país. “Vemos uma violência desmedida dos estudiosos do Islamismo, pois a palavra Taleban significa exatamente isso: estudioso”, lamenta Bari. Mas o colunista adverte que a mistura de religião e política não é exclusividade dos povos islâmicos, e cita os horrores já cometidos pela Igreja Católica. Por isso, conclui: “há que sempre se desconfiar de quem usa o nome de Deus com uma arma nas mãos”.

Atílio Bari, idealizador e apresentador do programa Persona, da TV Cultura, participa do Estação Cultura todas as quartas-feiras.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF