Estação Cultura

Interesse por marco temporal inclui desmatamento

“Aqueles que contestam a demarcação de terras indígenas buscam a devastação e a espoliação das áreas”, afirma o jornalista Leão Serva em sua coluna semanal


30/08/2021 11h04

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


A decisão do STF sobre o chamado “marco temporal”, prevista para esta quarta (01), deverá determinar todos os próximos julgamentos da Justiça brasileira sobre terras indígenas. Por trás da ação há interesses de fazendeiros e grileiros, “detratores que estão buscando o desmatamento, a invasão e a espoliação de terras indígenas”, alerta Leão Serva. O jornalista contesta a alegação do presidente Jair Bolsonaro, de que sem a aprovação do marco legal não haverá mais agronegócio. “Trata-se de mais uma batatada do presidente, porque as terras em disputa são especialmente na Amazônia, não ocupadas por fazendeiros do agronegócio”, esclarece.

Leão Serva também cita um estudo do MapBiomas, que emite alertas de desmatamento com o uso de fotografias de satélite: “as terras indígenas são as mais preservadas do país, ao passo que o recorde de queimadas no estado do Amazonas está em terras invadidas e griladas”.

O jornalista Leão Serva, diretor de Jornalismo da TV Cultura, fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as segundas-feiras, no programa Estação Cultura. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF