Estação Cultura

Pelão, protagonista da história da música brasileira

Produtor musical, que morreu nesta quarta (01), aos 78 anos, conseguiu eternizar as vozes de Cartola e Adoniran Barbosa


02/09/2021 12h01

O corpo do produtor musical João Carlos Botezelli foi enterrado hoje no cemitério Gethsêmani, no bairro do Morumbi, em São Paulo. Pelão, como era conhecido, morreu ontem, aos 78 anos, em decorrência de um infarto.

O paulista de São José do Rio Preto foi responsável pelo lançamento de discos que eternizaram as vozes de Adoniran Barbosa, Cartola e de outros sambistas do morro. Ele colecionou brigas com executivos de gravadoras para produzir álbuns desses compositores cantando as próprias criações. Cartola, por exemplo, só entrou em estúdio em 1974, quando já estava com 65 anos, levado por Pelão. Dois discos de Adoniran Barbosa, em que canta Saudosa Maloca e As Mariposas, também se tornaram clássicos.

O nome de João Carlos Botezelli consta nas fichas técnicas de mais de 70 discos, entre álbuns de estúdio, registros ao vivo de shows, compilações e projetos fonográficos especiais.

A atuação do produtor está documentada no livro Pelão – A revolução pela música, biografia de escrita pelo jornalista Celso de Campos Jr. e lançada em janeiro de 2021. Para o autor do livro, “Pelão foi protagonista da história da música brasileira”.

Ouça o depoimento de Celso de Campos Jr:

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF