Estação Cultura

O repertório para viola, violeiros e cia

Programa que estreia neste domingo (05), na Rádio Cultura Brasil, apresenta a música sertaneja tradicional e renovada; em entrevista a Teca Lima, o jornalista Aloisio Milani detalha a proposta da nova atração


03/09/2021 12h34

O universo da viola é muito grande, explica Aloisio Milani, que a partir deste domingo (05) comanda a nova atração da Rádio Cultura Brasil: Viola, Violeiros e Cia. O objetivo do programa é buscar as diferentes matizes e vertentes da música de raiz feita a partir da viola e do cantar caipira.

Milani integrou a produção do Viola, Minha Viola, da TV Cultura, e desenvolve projetos de preservação do acervo pessoal de Inezita Barroso. A vivência com o tema e com os artistas do gênero será compartilhada diariamente, às 6 horas da manhã, faixa tradicional da Rádio Cultura Brasil para a música raiz.

Em entrevista a Teca Lima, o jornalista explica que irá tocar as músicas dos novos talentos e dos mestres da música caipira, junto a depoimentos, entrevistas e informações. “A viola no Brasil começou a ser utilizada em cultos, ligada à religiosidade, quando os jesuítas vieram para São Paulo e trouxeram a viola portuguesa. O instrumento ‘abrasileirou-se” e entrou na catequese e na vida no campo. O jeito de tocar foi levado para a cidade, e também queremos mostrar o caipira contemporâneo”, conta.

Ouça a entrevista de Aloisio Milani:

Viola, Violeiros e Cia, diariamente, às 6h, na Rádio Cultura Brasil (FM 77,9, AM 1200 e app Cultura Digital).

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF