Estação Cultura

Luiz Damasceno satiriza ópera em espetáculo teatral

“Só Ópera” estreia nesta sexta (10), de forma online, e comemora os 80 anos do ator gaúcho; espetáculo é resultado de pesquisa de Giovani Tozi sobre o humor radiofônico


10/09/2021 09h44

Saiba mais sobre o espetáculo: 


Espetáculo do ator Luiz Damasceno mistura ópera, teatro e o humor radiofônico, inspirado em experiências do dramaturgo italiano Dario Fo (1926-2016) na década de 1950. A montagem comemora os 80 anos do gaúcho radicado em São Paulo, professor da Escola de Arte Dramática da USP por 25 anos.

Só Ópera estreia nesta sexta (10), de forma online, pela programação do Teatro Arthur Azevedo. E a partir de 17 de setembro terá apresentações pelo Teatro João Caetano, também em ambiente virtual.

O espetáculo se apoia no rádio para desenvolver uma história sobre progresso e inovação. Dois radialistas lutam, cada um à sua maneira, para salvar um tradicional programa de ópera: o novato Enzo Valentim, interpretado por Giovani Tozi, e o veterano e respeitado Luiz Pavarinni, papel de Luiz Damasceno. Embora tenham objetivos em comum, os dois personagens expõem o conflito de gerações no campo profissional. Um vivenciou o rádio antigo, o outro é habilidoso com as novas mídias e redes sociais. No embate, eles revisitam clássicos da ópera, como Carmen e A Flauta Mágica, e apresentam paródias de árias famosas. Giovani Tozi assina o texto e a direção.

Como parte das comemorações dos 80 anos, Luiz Damasceno inaugura no dia 24 a mostra O Sopro, com uma seleção de pinturas em acrílico sobre tela. Formado em Artes Cênicas e Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ele desenvolve a pintura como hobby.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF