Estação Cultura

O instrumento com uma sonoridade “vinda do céu”

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho destaca o kannel, instrumento nacional estoniano utilizado por Anna-Liisa Eller em álbum do selo Harmonia Mundi


13/09/2021 12h00

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


A estoniana Anna-Liisa Eller acaba de lançar pelo selo Harmonia Mundi o álbum Strings Attached – The Voice of Kannel. Ela utiliza três kannel concebidos por três diferentes luthiers, mostrando a amplitude de recursos do instrumento em repertório que vai da música medieval à música contemporânea e também à improvisada. Todas as peças foram arranjadas pela própria Anna-Liisa.

A instrumentista de 32 anos dedica-se ao kannel desde a infância. O instrumento folclórico estoniano remonta a cerca de 2 mil anos atrás, e sua sonoridade já foi descrita como “vinda do céu”. Segundo João Marcos Coelho, trata-se de “um instrumento de concerto cromático com 50 cordas e uma tessitura de quatro oitavas. Ele possui uma corda para cada nota da escala cromática, ao contrário da harpa tradicional que conta com sistemas mecânicos de alteração do som”.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF