Estação Cultura

Indígenas do rio Negro criam fundo para incentivar o desenvolvimento sustentável da Amazônia

Assunto é tema da coluna do jornalista Leão Serva. Confira


15/09/2021 12h29

Ouça a coluna de Leão Serva completa:


A Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), lançou na última sexta-feira (10), o primeiro edital do Fundo Indígena do Rio Negro, que aportará um total de R$ 1 milhão em iniciativas para incentivar o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Ao todo, a área de abrangência da FOIRN engloba 12 terras indígenas no Noroeste amazônico, sendo oito delas contíguas, onde moram aproximadamente 35 mil indígenas de 23 etnias.

O jornalista Leão Serva e diretor de Jornalismo da TV Cultura, comenta os impactos do edital sobre os projetos das comunidades indígenas. “(A medida) vai beneficiar no sentido do desenvolvimento sustentável de novos produtos que gerem renda, mantenha a gestão territorial e ambiental das terras indígenas e, principalmente, garantam a preservação da floresta de pé”.

Medidas como esta, ocorrem ao mesmo tempo em que o Supremo Tribunal Federal (STF), analisa a validade da tese do marco temporal para a demarcação de terras indígenas. Julgamento que deve ser retomado nesta quarta-feira (15).

O jornalista Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as quartas-feiras, no programa Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF