Estação Cultura

O “bandoneon-violoncelo” do álbum In Spiritum

Instrumento-símbolo do tango portenho funde-se ao violoncelo nas gravações dos italianos Daniele Di Boaventura e Federico Bracalante; álbum é destaque na coluna de João Marcos Coelho


17/09/2021 10h56

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


Daniele e Federico, italianos da cidade de Fermo, “conseguem o milagre de fundir duas sonoridades tão marcantes e pessoais – a do celo e do bandoneon – num só instrumento”. É o que comenta o crítico musical João Marcos Coelho sobre o recém-lançado álbum In Spiritum. Na coluna desta sexta (17), ele apresenta duas faixas do disco, já disponível nas plataformas de streaming. Para o crítico, Daniele Di Boaventura e Federico Bracalante conduzem o ouvinte a uma viagem extraordinária, explorando a literatura polifônica para três vozes, sacra e profana.

João Marcos Coelho ainda destaca que a junção do bandoneon com o violoncelo poderia se resumir a “uma ideia extravagante”. O que não ocorre na empreitada dos dois músicos italianos.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF