Estação Cultura

O Jeca Tatu e a pizza em Nova York

O apresentador recorre ao clássico personagem de Mazzaropi para abordar a ida da comitiva brasileira à Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York


22/09/2021 12h11

Ouça a coluna completa de Atilio Bari: 


Idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona da TV Cultura, o ator, dramaturgo e diretor de Teatro Atilio Bari destacou em sua coluna no Estação Cultura desta quarta (22), o comportamento da comitiva brasileira em Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas.

Atilio relembra o ator e cineasta Mazzaropi com o seu papel Jeca Tatu. Uma pessoa simplória, sem muito letramento e que vivia num sítio com a família. Ele conta que o ator tinha o desejo de gravar um filme em Nova York, mas acabou não acontecendo.

Caso o filme fosse realizado, “com certeza veríamos Jeca Tatu comendo uma fatia de pizza na frente de um restaurante rodeado por seus amigos”, comentou Atilio. A cena remete ao presidente Bolsonaro e sua trupe, que foram flagrados comendo pizza na rua por não apresentarem o passaporte da vacina contra a covid-19 e não poderem entrar em locais fechados.

Um filme como esse não teria sucesso hoje em dia, segundo Bari, pois seria considerado algo retrógrado por mostrar a imagem de um Brasil antigo. ”Mas o Jeca Tatu, do Mazzaropi, era um cara do bem. Preocupado mais com o feijão do que com o fuzil”, afirma.

Todas as quartas, Atílio Bari fala sobre espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e também sobre os assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção. Nesta semana ele também relembrou o circo teatro ao comentar a descobertas de cassinos clandestinos na cidade de São Paulo.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã pela Cultura FM – 103,3Mhz, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF