Estação Cultura

TV Cultura mostra Ismael Vivo em documentário

Produção revela a trajetória do bailarino e coreógrafo Ismael Ivo pelo olhar de uma jovem atriz e aborda o poder transformador da arte; estreia é neste sábado (25)


24/09/2021 10h25

Saiba mais detalhes sobre o especial do coreógrafo Ismael Ivo:


O bailarino e coreógrafo Ismael Ivo, que morreu em abril, aos 66 anos, vítima da covid-19, ganha documentário produzido pela TV Cultura. Ismael Vivo vai ao ar neste sábado (25), às 22h, com direção de Alberto Pereira Jr, narração da atriz Merícia Cassiano, e mais de 30 depoimentos.

Negro e periférico, o paulistano extrapolou as estatísticas sociais, mostrando o poder transformador da arte. Saiu da Vila Ema, zona leste de São Paulo, para se consagrar na dança mundial. Ismael Ivo atuou por mais de três décadas na Europa, onde criou e dirigiu o Festival ImpulzTanz, em Viena, um dos mais importantes eventos de dança contemporânea do continente europeu. Foi diretor do Teatro Nacional Alemão, em Weimar, e chefiou a seção de dança da Bienal de Veneza.

Ao longo da carreira, Ismael Ivo criou inúmeras iniciativas de inclusão social a partir da arte, lembra Carlito Camargo, vice-presidente da Fundação Padre Anchieta. Era um homem que tinha obsessão em aprender, sem medo de errar, como ele próprio se definiu ao voltar a São Paulo, em 2017, para dirigir o Balé da Cidade. Foi o primeiro bailarino negro a ocupar o posto, onde permaneceu até o ano passado. O documentário da TV Cultura reforça “o sonho possível”.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF