Estação Cultura

A delicadeza e a resistência de Rubens Ianelli

Galeria Contempo mostra a produção recente do artista paulistano e exibe pinturas em têmpera e em óleo sobre tela, além de desenhos e painéis em azulejo


29/09/2021 11h40

Saiba mais sobre a mostra:


“Delicadeza e Resistência” é o título da mostra que o público pode ver a partir desta quarta (29) na Galeria Contempo, no Jardim América. Com curadoria de Daniela Bousso, a individual reúne obras produzidas no atelier do artista durante a pandemia: pinturas em têmpera e em óleo sobre tela, desenhos e painéis em azulejo.

A seleção é um convite para compreender os aspectos biográficos, culturais e históricos do artista plástico, médico e militante político.

Rubens Ianelli conviveu com povos indígenas no norte do país durante sete anos, atuando como sanitarista e em saúde pública. Na década de 1970 militou no movimento estudantil e se engajou na luta contra o regime militar. Anos antes percorreu vários países da Europa, visitou museus e conheceu as linguagens artísticas da época. Também se voltou para as tradições ancestrais dos povos ameríndios e para a cultura latino-americana.

Segundo a curadora Daniela Bousso, a obra de Rubens Ianelli carrega a delicadeza da têmpera, aprendida com Alberto Volpi, e a resistência da militância política. Filho do artista plástico Arcângelo Ianelli, e sobrinho do pintor e aquarelista Thomaz Ianelli, ele tem estreita ligação com as artes desde a infância.

“Delicadeza e Resistência” fica em cartaz até 23 de outubro na Galeria Contempo: alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644. A visitação é de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados até as 16h.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF