Estação Cultura

Assassinatos de indígenas no país estão relacionados a conflitos agrários

“Quando a gente houve falar de incêndios, raramente eles são casuais, a maioria das vezes eles são criminosos em áreas de disputa de terra”, diz Leão Serva


30/09/2021 11h28

Ouça a coluna completa de Leão Serva:


Mais de 2 mil indígenas foram assassinados entre 2009 e 2019 no Brasil, segundo dados inéditos divulgados pelo Atlas da Violência 2021. Nessa década, a taxa de mortes violentas de indígenas aumentou 21,6%, saindo de 15 por 100 mil indígenas, em 2009, para 18,3, em 2019, movimento oposto ao que ocorreu com a taxa de assassinatos em geral no país, que foi de 27,2 para 21,7 por 100 mil habitantes.

O líder tupinambá Alex Barros Santos da Silva é mais um a fazer parte das estatísticas. O indígena foi morto a tiros na manhã da última quinta-feira (23), na Aldeia Indígena Tapuã, situada na Serra das Trempes, na Bahia, enquanto roçava a sua terra.

A execução ocorreu às vésperas da Caminhada em Homenagem aos Mártires Tupinambá, que relembra o massacre de indígenas ocorrido na mesma região.

O jornalista Leão Serva e diretor de Jornalismo da TV Cultura, comenta que o Brasil é o 4º país do mundo onde são mortos ambientalistas e líderes indígenas lutando pelo seu direito a terra. “A maior parte dos indígenas mortos no Brasil está na Amazônia, quando a gente houve falar de incêndios, raramente eles são casuais, a maioria das vezes eles são criminosos em áreas de disputa de terra [...]. Áreas que os invasores destroem com fogo para depois ocupar as terras desmatadas”.

Ataques de ódio contra diversas etnias indígenas vem aumentando diariamente, sobretudo após a tramitação do julgamento do Marco Temporal no Supremo Tribunal Federal (STF).

O jornalista Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as quintas-feiras, no programa Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF