Estação Cultura

Sebastião Tapajós: 1942 – 2021

Estação Cultura homenageia o violonista e compositor paraense de alma musical plural e nortista; Tapajós morreu no último sábado (02), aos 79 anos, vítima de um infarto agudo do miocárdio.


04/10/2021 12h34

“Sebastião Tapajós dominava o repertório tradicional erudito para violão, e foi um autor importante de composições para o instrumento a partir dos ritmos brasileiros”. A análise é do violonista, professor e crítico musical Sidney Molina. Desde o ano 2000 Molina leciona no Bacharelado em Violão do Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém. E cita que Tapajós foi o introdutor do curso de violão no conservatório na década de 1960, colocando o instrumento, “com naturalidade”, ao lado do piano, do violino e do canto lírico.

Sebastião Pena Marcião nasceu em 14 de abril de 1942 em um barco que navegava no rio Surubiú, e adotou o nome artístico Tapajós em alusão ao rio que banha Santarém. O violonista era uma das personalidades mais conhecidas do Pará. Lançou mais de 60 discos durante a trajetória musical, ganhou vários prêmios e realizou turnês fora do Brasil. Tocou com nomes célebres da música brasileira, como Hermeto Pascoal, Zimbo Trio e Sivuca, e com artistas internacionais, como Astor Piazzolla, Oscar Peterson e Paquito D'Rivera.

Compositor e arranjador, ao longo da carreira fez referência à sua origem amazônica em temas e discos. Segundo o violonista e compositor Paulo Bellinati, Tapajós deixa um legado musical marcado pela cultura amazônica, pelo folclore e pelos sons do nordeste. “Ele representava o norte do Brasil, e era um músico polivalente”.

Ouça o depoimento de Sidney Molina:

Ouça o depoimento de Paulo Bellinati: 

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF