Estação Cultura

O dia em que Glenn Gould trocou o piano pela batuta

Em sua coluna musical, João Marcos Coelho comenta a estreia do pianista canadense na regência da Orquestra de Câmara de Vancouver, em 1957; a gravação foi localizada nos arquivos da emissora CBC


06/10/2021 12h52

Ouça a coluna musical de João Marcos Coelho completa:


Glenn Gould (1932-1982) regeu pela primeira vez aos 6 anos, em 1939, à frente de um coral em Toronto, conta João Marcos Coelho na coluna musical desta quarta (06). Mas a estreia como regente aconteceu, de fato, em 1957, no Chrysler Festival, programa transmitido pela CBC, TV educativa canadense. A fita com a gravação do concerto da Orquestra de Vancouver foi localizada nos arquivos da emissora.

Gould entusiasmou-se com a experiência de reger a orquestra na interpretação da Sinfonia n.º1, de Mozart, e na Sinfonia n.º4, a Trágica, de Franz Schubert. Ele chegou a marcar várias apresentações, mas aquela acabou sendo “sua única experiência no pódio”, ressalta o crítico musical.

Como pianista, Glenn Gold ficou conhecido especialmente por suas gravações de Johan Sebastian Bach (1685-1750). As gravações das Variações Goldberg são consideradas um marco na música ocidental do século XX.

O jornalista e crítico musical João Marcos Coelho fala sobre música diariamente no Estação Cultura.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF