Estação Cultura

A velhinha de Taubaté de 2021

Atílio Bari destaca a história da última mulher que acreditava no governo de Figueiredo


06/10/2021 14h12

Ouça a coluna completa de Atilio Bari:


Na coluna de Atílio Bari desta quarta-feira (06), a “velhinha de Taubaté”, personagem de Luís Fernando Verissimo retratada nos anos do governo do general João Baptista de Oliveira Figueiredo, ressuscita para acompanhar as notícias do governo Bolsonaro.

Na época de Figueiredo, a velhinha era a última mulher no país que acreditava no governo. Ela foi encontrada morta em frente à televisão depois de assistir às denúncias sobre o mensalão já no governo Lula.

Em que acreditaria a velhinha de Taubaté hoje? “Talvez naquele remedinho que o moço fala do cercadinho do palácio e o general diz que é bom”, comenta Bari.

Além do fuzil pendurado na parede, o apresentador do Persona diz que se a fiel aliada de Figueiredo estivesse viva hoje em dia, “estaria feliz e rodeada por um governo patriota, sendo protegida por generais, ministros, deputados e senadores que se preocupam apenas com o bem comum”.

Idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona da TV Cultura, Atilio Bari participa do Estação Cultura todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e também assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã pela Cultura FM – 103,3Mhz, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF