Estação Cultura

Sphinx Virtuosi toca Ricardo Herz no Carnegie Hall

Orquestra americana apresenta duas obras do violinista e compositor paulistano na programação de reabertura do Carnegie Hall no dia 15 de outubro


07/10/2021 10h40

Saiba mais sobre as apresentações:


Ricardo Herz fez arranjos especiais de Mourinho e Inocência para o concerto da Sphinx Virtuosi na programação de reabertura do Carnegie Hall, em 15 de outubro. As duas obras integram o repertório do disco Nova Música Brasileira, lançado por Ricardo Herz com a Camerata Romeu, orquestra de cordas de musicistas cubanas dirigida pela regente Zenaida Romeu. No álbum ele toca como solista, e precisou fazer versões especiais para a orquestra americana. A Sphinx Virtuosi tem como foco a inclusão de intérpretes e compositores negros e latinos no universo da música clássica. O grupo já está apresentando as obras do brasileiro na atual turnê nos Estados Unidos.

Ricardo Herz utiliza uma técnica que leva ao violino o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as melodias do choro. O músico é graduado em violino erudito pela USP, estudou em Berklee College of Music, nos Estados Unidos, e no Centre des Musiques Didier Lockwood, na França. Ele toca com Michi Ruzitschka e Pedro Ito no Ricardo Herz Trio e em duo com Yamandu Costa, Nelson Ayres e Vanille Goovaerts.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças