Estação Cultura

Os Willy Loman da pandemia

Atílio Bari reaviva história do personagem fictício da peça Morte de um Vendedor, de Arthur Miller, ao olhar para os desempregados da pandemia


13/10/2021 12h56

Ouça a coluna completa de Atilio Bari:


Na coluna de Atílio Bari desta quarta-feira (13), Willy Loman é apresentado como a reflexão da esperança do sonho americano. O personagem fictício foi criado pelo dramaturgo norte americano Arthur Miller para a obra Morte de um Vendedor.

Na peça, Loman, de 60 anos, trabalhava há 34 anos na mesma empresa até ser dispensado inesperadamente. Sem entender o motivo criou uma realidade utópica, acreditando que qualquer tipo de emprego o levaria a realizar o sonho americano.

Atílio Bari recorre ao enredo para contar um episódio vivenciado nos últimos dias quando solicitou um serviço de delivery. Ele percebeu que o entregador era um senhor de 50 anos. Porém, quando fez novo pedido de entrega, já não era o mesmo senhor, mas sim um garoto.

Quando isso ocorreu, Atílio refletiu sobre o fato de milhares de crianças terem ficado sem aulas nas escolas públicas durante a pandemia, e sobre as consequências para o emprego num mercado que pede cada vez mais qualificações.

“As pessoas foram demitidas e milhares delas começaram a fazer doces, serviços artesanais e a trabalhar nos serviços de aplicativos de entrega e transporte”, complementa o apresentador, enfatizando o impacto da pandemia na vida dos brasileiros.

Idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona da TV Cultura, Atilio Bari participa do Estação Cultura todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e também assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã pela Cultura FM – 103,3Mhz, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Letycia Holanda - MTB: 63024/SP

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF