Estação Cultura

Protagonismo de artistas indígenas é tema da coluna de Leão Serva

MAM reúne obras de povos como Yanomami, Pataxó e Guarani Mbya


14/10/2021 08h50

Ouça a coluna completa de Leão Serva: 


Com curadoria do artista macuxi Jaider Esbell, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) reúne pinturas, esculturas e obras em diversos suportes de povos indígenas como Yanomami, Pataxó e Guarani Mbya, na mostra Moquém_Surarî: Arte Indígena Contemporânea.

A exposição destaca os efeitos políticos e territoriais das invasões pecuárias de terras indígenas, e apresenta trabalhos de artistas como Ailton Krenak, Joseca Yanomami; tecelagens de Bernaldina José Pedro; esculturas de Dalzira Xakriabá e Nei Xakriabá; fotografias de Sueli Maxakali e Arissana Pataxó; vídeo de Denilson Baniwa; gravura de Gustavo Caboco; e pinturas de Carmésia Emiliano.

Na coluna do jornalista Leão Serva e diretor de Jornalismo da TV Cultura, ele comenta sobre a importância do protagonismo dos povos indígenas nas artes. “Uma coisa interessante que está acontecendo no Brasil é que um novo movimento indígena está nascendo. Um movimento de artistas indígenas. Mais do que movimentos propriamente políticos ou manifestações de política convencional, esses artistas indígenas estão ocupando museus de todo Brasil.

A Moquém_Surarî: Arte Indígena Contemporânea segue em cartaz até 28 de novembro, tem entrada gratuita, mas é necessário fazer um agendamento prévio. O MAM fica localizado no Parque Ibirapuera.

O jornalista Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as quintas-feiras, no programa Estação Cultura, que vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF