Estação Cultura

Teatro da Conspiração estreia “Tão somente meninos”

Espetáculo online é inspirado em história real de meninos órfãos que foram explorados como mão de obra agrícola na década de 1930


24/11/2021 13h11

Saiba mais sobre o espetáculo:


O Teatro da Conspiração estreia nesta quinta (25) o espetáculo “Tão somente meninos”, com dramaturgia de Solange Dias e direção de Cássio Castelan. A montagem é inspirada no drama de 50 meninos órfãos, a maioria negros, que foram explorados como mão de obra agrícola por membros da Ação Integralista Brasileira durante uma década. Eles foram retirados do Educandário Romão de Mattos Duarte, no Rio de Janeiro, sob a guarda do Juizado de Menores do Distrito Federal, e levados para uma propriedade privada em Campina do Monte Alegre (SP). Lá foram submetidos a longas jornadas de trabalho sem qualquer remuneração.

Para a montagem, o Teatro da Conspiração buscou elementos na investigação do professor e historiador Sidney Aguilar Filho, que em 2011 defendeu a tese de doutorado Educação, Autoritarismo e Eugenia: Exploração do trabalho e violência à infância desamparada no Brasil (1930-45). Além da história real como pano de fundo, o objetivo também é abordar questões contemporâneas, como o racismo, o autoritarismo, o trabalho análogo à escravidão e a desqualificação da vida.

Tão Somente Meninos terá transmissão online até 11 de dezembro, às 20h. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser reservados no Sympla.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF