Estação Cultura

Novo grupo de indígenas isolados é identificado no sul da Amazônia

Em sua coluna, Leão Serva comenta que tribo segue exposta ao coronavírus e corre risco de extinção


03/02/2022 10h00

Ouça a matéria completa:


Uma expedição da Fundação Nacional do Índio (Funai) identificou um grupo de indígenas isolados, até então desconhecidos, no sul do estado do Amazonas.

A tribo foi descoberta em meio a uma expedição. Enquanto indigenistas investigavam um outro grupo isolado, chamado rimerimã, eles notaram sinais de outros indígenas há 200 km da região.

Segundo estudiosos, o grupo é formado por dezenas de indivíduos que habitam uma área de mata no município de Lábrea (AM), próximo ao rio Purus.

Como relata o jornalista Leão Serva em sua coluna, esses indígenas perambulam por Lábrea, no estado de Amazonas. “Essa região no sul do estado é o local de moradia de diversos grupos indígenas, de pouco ou nenhum contato, e outros que tem contato há várias décadas com o homem branco”.

Segundo indigenistas, a informação foi repassada em setembro de 2021 para a Coordenação Geral de Índios Isolados e Recém Contatados (GIIRC), vinculada à sede da Funai em Brasília, mas até hoje, cinco meses depois, o órgão não tomou as medidas necessárias à proteção do grupo.

“Já são cinco meses e esse povo está ameaçado de pegar coronavírus e (sofrer com) outros crimes ambientais. E pode ser ameaçado de genocídio antes mesmo de ser conhecido pelo homem branco”, alerta Serva.

Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas e meio ambiente todas as quintas-feiras, no programa Estação Cultura. O programa "Estação Cultura" vai ao ar de segunda à sexta-feira, às 10h, na Cultura FM (103,3 MHz), Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.​

*Com informações do Brasil de fato

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças