A Semana de 22 por treze artistas contemporâneos
Galeria Verarte apresenta obras de treze artistas contemporâneos em diálogo com pintores modernistas; há réplicas em banners na avenida Paulista e em estações do metrô.
07/02/2022 10h56
A fachada do Conjunto Nacional na Avenida Paulista é a principal vitrine da Galeria Verarte para homenagear os modernistas da Semana de 22. O local foi escolhido pela curadora Vera Simões para expor banners de obras originais criadas por treze artistas contemporâneos em diálogo com nomes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Victor Brecheret. A ideia, segundo ela, é levar a importância do movimento modernista a um público amplo, que circula no corredor cultural da Avenida Paulista. “ A Semana de Arte Moderna apresentou-se como a primeira manifestação coletiva pública na história cultural brasileira em prol de um espírito novo e moderno, opondo-se à cultura e à arte de teor conservador, predominantes no país desde o século XIX”, destaca a curadora.
Cada convidado por Vera Simões teve um modernista como referência. A artista visual Gaby Alves, por exemplo, trabalhou a fotografia e o bordado para homenagear Anita Malfatti. A escultora Rose Rossetti apresenta sua interpretação da obra ‘Abaporu’, de Tarsila do Amaral. E o fotógrafo Máximo Hernandez registrou um dos ângulos do Theatro Municipal de São Paulo, que abrigou a Semana de Arte Moderna, e onde haverá uma exibição especial para convidados nesta segunda (07).
As obras originais estão expostas na Galeria Verarte, Rua Barão de Tatuí, 302, Santa Cecília, e os banners podem ser vistos no Conjunto Nacional até 28 de fevereiro. Também há reproduções nas estações do metrô Clínicas e Paulista.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda à sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS