Estação Cultura

Leão Serva avalia ataques de Bolsonaro contra povos indígenas

Tribunal Permanente dos Povos se reunirá na próxima semana para julgar ações do governo contra os índios


19/05/2022 15h45

Na coluna de Leão Serva desta semana, o diretor de Jornalismo da TV Cultura aborda as falas sobre a ditadura militar, o golpe de estado e o aumento da inflação, repercutidas recentemente pelo presidente Jair Bolsonaro em seus pronunciamentos.

Para Serva, além dos ataques a democracia feitos por Bolsonaro, os indígenas também estão sofrendo com o atual descaso dos seus direitos conquistados anos atrás com muito esforço. Ele destaca ainda que os direitos dos índios começaram a ser atacados na década de 1960, durante o governo militar.

Diante disso, o diretor de Jornalismo apontou que um grande movimento indígena começou a tomar força na época da ditadura, fazendo o último presidente ditador militar, general João Figueiredo, recuar suas intenções de alterar os direitos conquistados pelos povos indígenas.

Os mesmos direitos adquiridos na época da ditadura, são semelhantes aos que estão na constituição de 1988, validos até os dias atuais. E por mais que os índios possam usufruir do que foi conquistado pelas suas gerações passadas, Serva aponta que Bolsonaro quer atacá-los o tempo todo.

Em busca da tentativa de barrar as últimas atrocidades ocorridas com os povos indígenas, Serva finalizou explicando que o Tribunal Permanente dos Povos (TPP), sediado na Itália, se reunirá na próxima semana em uma ação conjunta entre São Paulo e Roma, para julgar as acusações de crimes contra os direitos humanos dos índios brasileiros praticados durante o governo Bolsonaro.

O jornalista Leão Serva fala sobre questões relacionadas aos povos indígenas todas as quintas-feiras, no programa Estação Cultura.

*Estagiário sob supervisão da profissional habilitada Lenize Villaça, MTB 25.380/SP.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF