Estação Cultura

Grupo Tapa estreia texto censurado de Vianinha

Papa Highirte entra em cartaz nesta sexta (20), no Galpão do Tapa; espetáculo aborda repressão e tortura em um país fictício sul-americano


20/05/2022 15h12

O Grupo Tapa estreia nesta sexta (20) o espetáculo Papa Highirte, de Oduvaldo Vianna Filho (1936-1974), o Vianinha. O título da montagem é uma alusão ao ditador haitiano François Duvalier, conhecido como Papa Doc, que governou o país entre 1957 e 1971.

O ator Zécarlos Machado vive o personagem-título ao lado de Adriano Bedin, Bruno Barchesi, Caetano O’Maihlan, Camila Czerkes, Eduardo Semerjian, Fulvio Filho, Isabel Setti e Maurício Bittencourt. A direção é de Eduardo Tolentino de Araújo, que classifica o texto escrito em 1967/1968 como “extremamente atual”.

Papa Highirte narra a história do ditador populista deposto da fictícia Alhambra, exilado na também fictícia Montalva. Na conspiração para voltar ao poder, o personagem mergulha nas memórias de um tempo de exceção, com a imprensa silenciada e tortura nos porões.

A temporada de Papa Highirte vai 17 de julho, às sextas e sábados, às 20h, e aos domingos às 18h, na Rua Lopes Chaves, 86. Ingressos a R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia).

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 10h da manhã, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF