Estação Cultura

Tinetti foi uma bússola para a música no Brasil

Pianista e professor fez parte de um grupo de grandes artistas que dedicaram a vida ao desenvolvimento cultural do país e foi responsável pela formação de gerações de pianistas brasileiros


20/06/2022 12h39

Ouça a homenagem completa!


“A música brasileira perde a arte, a técnica, a elegância e a generosidade um mestre”, citam colegas de profissão, ex-alunos e músicos que sempre enxergaram Gilberto Tinetti como uma espécie de bússola. O pianista e professor, que morreu no último sábado (18), aos 90 anos, viveu a arte pianística com imensa competência e coração aberto para as novas gerações de músicos. Sua importância vai além da atividade como docente, exercida entre 1980 e 2002 no Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. “Ela amplia consideravelmente quando a gente considera a sua atuação como intérprete, sobretudo como camerista”, acentua Eduardo Monteiro, pianista que o substituiu na USP após a aposentadoria.

O corpo de Gilberto Tinetti está sendo velado no Theatro Municipal de São Paulo até as 15h, e a cerimônia de cremação será às 17h, no Crematório de Vila Alpina, zona leste da cidade.

Nesta homenagem do Estação Cultura, ouça os depoimentos dos pianistas Eduardo Monteiro, Cristian Budu, Aída Machado e André Mehmari, e do jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM, de segunda a sexta-feira, às 10h, na Cultura FM, Cultura Brasil e no aplicativo Cultura Digital.


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF