Estação Cultura

A música que saiu da esquina para o mundo

Série em 13 programas de Ivan Vilela celebra os 80 anos de Milton Nascimento e os 50 anos do álbum Clube da Esquina


11/08/2022 13h40

“O Clube da Esquina soube transferir muito bem a diversidade da cultura mineira para dentro da música”, afirma Ivan Vilela sobre as características do movimento iniciado por Milton Nascimento e Lô Borges a partir do álbum duplo lançado há 50 anos. Em entrevista a Teca Lima, o músico, professor e pesquisador explica as abordagens da série Minas – de uma esquina para o Mundo, a partir desta sexta (12) na Rádio Cultura Brasil.

A série em 13 programas apresentará um estudo minucioso do famoso LP, considerado um dos mais importantes da música brasileira pelo que representou como criação, ruptura e protagonismo no Brasil e também no exterior. Ivan Vilela irá destacar a obra de Milton Nascimento, que completa 80 anos em 26 de outubro, culminando com sua turnê de despedida em 2022.

A série traz ainda referências importantes para que o ouvinte conheça a representatividade do trabalho de Milton Nascimento em parceria com Lô Borges, Beto Guedes, Nelson Angelo, Toninho Horta, Tavito e Wagner Tiso, todos com menos de 30 anos na época do lançamento do álbum.

Minas – de uma esquina para o mundo”, escrita e dirigida por Ivan Vilela, irá ao ar às sextas-feiras, às 17h, com reapresentação aos domingos, às 22h, na Rádio Cultura Brasil.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF