Leopoldina, Independência e Morte volta ao CCBB
Espetáculo dirigido por Marcos Damigo inicia temporada nesta quarta (07), com Sara Antunes no papel de Leopoldina.
07/09/2022 11h10
O espetáculo “Leopoldina, Independência e Morte” volta ao Centro Cultural Banco do Brasil a partir desta quarta (07) para temporada até 16 de outubro. A peça dirigida por Marcos Damigo estreou em São Paulo em 2018 e passou pelas unidades do CCBB em Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No ano passado, durante a pandemia, ganhou versão audiovisual.
Com Sara Antunes no papel de Leopoldina, o espetáculo recria três momentos da vida da arquiduquesa austríaca: a chegada ao Brasil, aos 19 anos, e as primeiras impressões sobre o país; a articulação do processo de independência; e os delírios nos últimos dias de vida. A obra é resultado de anos de pesquisa do autor e diretor Marcos Damigo.
Articuladora e estrategista, Leopoldina foi responsável por ações cruciais para a política da época em que o Brasil era colônia de Portugal, como a Independência, em 1822. Botânica e mineralogista, também falava vários idiomas e comunicava-se com desenvoltura com representantes estrangeiros.
O espetáculo ganhou novo desenho de luz para a temporada no CCBB São Paulo, além de trilha sonora executada ao vivo por Ana Eliza Colomar. As apresentações são de sexta a domingo, com ingressos a R$ 30 e R$ 15. O endereço do CCBB é Rua Álvares Penteado, 112, no centro histórico de São Paulo.
O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS