Estação Cultura

O visionário Edino Krieger: 1928-2022

Morte do compositor e maestro, aos 94 anos, repercute no meio musical brasileiro


07/12/2022 12h00

Ouça a homenagem do Estação Cultura!


“Edino Krieger foi um visionário, porque logo compreendeu que sua função como compositor deveria ir além das obras”. O depoimento é de Yara Kaznok, professora da Pós-Graduação em Música da UNESP e Conselheira da Cultura Artística. Segundo ela, Krieger assumiu a função de transformar o meio e as condições da existência da música em todos os seus aspectos, desde a formação do público, o ensino musical, a memória e as possibilidades futuras.

Para o jornalista e crítico musical Irineu Franco Perpétuo, Edino Krieger foi um grande compositor, embora não tenha produzido uma obra tão grande em termos quantitativos. Isso deve-se à generosidade do artista, que se entregou a diversas atividades nos 70 anos de carreira, como a divulgação e o estímulo à música no Brasil.

Compositor, produtor, maestro e crítico musical, Edino Krieger foi um dos principais nomes da música de vanguarda no Brasil, ao lado de Guerra-Peixe. Atuou como crítico musical na Tribuna da Imprensa e no Jornal do Brasil. Foi diretor da Rádio MEC, da Funarte e do Museu da Imagem e do Som. Criou as Bienais da Música Brasileira Contemporânea e presidiu a Academia Brasileira de Música em vários mandatos.

Edino Krieger morreu nesta terça (06) aos 94 anos. Ele estava internado na Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio de Janeiro.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dino afirma que provas e delação indicam participação da milícia em assassinato de Marielle

IBGE abre inscrições para vagas temporárias de agente censitário; saiba como participar

Dino afirma que Élcio de Queiroz seguirá preso após delação e investigações sobre caso continuam

Em delação premiada, ex-PM confirma que Ronnie Lessa foi quem disparou contra Marielle Franco

Caso Marielle: após prisão, Anielle Franco reafirma confiança em investigação da PF