Estação Cultura

O fim de uma era: a falência de uma livraria icônica

Atílio Bari atribui, entre os fatores, à infeliz troca de livreiros por meros vendedores


15/02/2023 12h00

Ouça a coluna de Atílio Bari!


O que há em comum entre argentinos e brasileiros? Muitos diriam o futebol, sem dúvida. Mas e o que nos difere, além da língua? Na coluna desta quarta-feira (15), o dramaturgo Atílio Bari nos mostra outra disparidade entre os dois países, mais especificamente entre São Paulo e Buenos Aires: “Enquanto aqui há 3,5 livrarias por 100 mil habitantes, na capital portenha são 25 pelos mesmos 100 mil. ”, declarou. Talvez esse seja um dos motivos que contribuíram para a notícia triste da semana na área cultural, a falência da Livraria Cultura.

Em processo de recuperação judicial, há cerca de quatro anos, um dia a empresa chegou a ser responsável por cerca de 40% dos livros vendidos no país. “Ficam na lembrança aquelas imagens de famílias inteiras sentadas nos carpetes divertindo os seus pimpolhos com as histórias que liam nos livros infantis. Fica na saudade aquele costume de muitas pessoas, de manusearem as publicações no conforto dos sofázinhos espalhados pelos cantos daquele enorme espaço. Resta a saudade do gostoso ambiente do café e daquela sensação de estar num templo de cultura. ”, desabafou Atílio.

Para finalizar, o dramaturgo comenta que um comércio precisa ser administrado com sabedoria, competência e prudência para que possa se manter em pé e, que além da questão comercial em si, os empresários que querem sobreviver aos novos tempos não devem se esquecer do fator humano: “Vou me arriscar a levar umas pedradas ao dizer que uma coisa é o livro como paixão e como importante veículo de difusão de cultura, e outra coisa é a livraria como negócio. Antigos funcionários, treinados para serem livreiros, familiarizados com as obras e com as preferências dos leitores foram substituídos por meros vendedores. Esse triste desfecho, o capítulo final, portanto, era uma questão de tempo. ”

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura e, participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças