Estação Cultura

As culturas sonoras em São Paulo nos séculos XIX e XX

Publicação da Editora Intermeios detalha a cartografia sonora da cidade; obra será tema de curso no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc


07/03/2023 12h00

Ouça a matéria completa!


Sons do trânsito buzinas, obras da construção civil, eletrodomésticos, festas no vizinho, shows de música eletrônica, jogos no estádio de futebol e tantos outros ruídos fazem parte do cotidiano de quem vive em São Paulo. Muitos desses barulhos incomodam, são objeto de reclamações e até vão parar na Justiça.

O cotidiano de São Paulo já era recheado de sons no século XIX e no início do século XX, segundo título recém-publicado pela Editora Intermeios. Cidade (Dis) sonante, organizado pelo professor José Geraldo Vinci de Moraes, detalha os sons do período que já apontavam para a metamorfose da capital paulista: vozes de vendedores ambulantes, pregoeiros, bandas de música, latidos, relinchos e cacarejos de animais nas ruas. Somavam-se a essa cartografia as máquinas e equipamentos, assim como o comércio fonográfico e a cultura radiofônica.

Cidade (Dis) sonante – Culturas sonoras em São Paulo (séculos XIX e XX) é resultado de uma ampla pesquisa de professores do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e de outras áreas da universidade. O livro, publicado pela Intermeios, será tema de curso no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc a partir de 14 de março. As inscrições estão abertas.

O programa "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 FM e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Digital.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças