Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Reprodução / BBC Brasil
Foto: Reprodução / BBC Brasil

Ouça a coluna de Atílio Bari! 


Na coluna desta quarta-feira (7), Atílio Bari discute um dos assuntos mais relevantes para quem se aventura a comprar um apartamento na cidade de São Paulo nos dias de hoje: o Plano Diretor de 2014, que deixou normas de construção a cargo do mercado imobiliário. A ideia, teoricamente, era boa. Isso porque o objetivo foi aproximar do local de trabalho as pessoas mais simples da classe média, que deveriam deixar as periferias rumo ao Centro. Na prática, no entanto, as construtoras passaram a erguer pela capital paulista edifícios minúsculos, considerados “finos” – no sentido glamourizado da palavra – e com metros quadrados caríssimos.

O colunista da Cultura FM conta que ele próprio comprovou essa realidade há poucos dias, numa visita a um prédio decorado no bairro da Santa Cecília: “Tem, segundo a simpática corretora de imóveis, um quarto e um banheiro com chuveiro. Tem sala? Mas que pergunta! Evidente que não. Agora, o que se usa é um espaço compartilhado onde você pode ficar lendo um livro ou trabalhando no laptop”. Com humor machadiano, o dramaturgo brinca com a situação: “O prédio tem lavanderia e portaria eletrônica acionada por impressão digital. Pelo menos economiza o espaço do chaveiro”.

A parte nada engraçada é quando Atílio conta o preço de morar no cubículo: “Esse apartamento de 11 m² sai por R$ 250 mil”. As contas revelam a situação, que é criticada por arquitetos e urbanistas: o do imóvel citado custa a bagatela de 22 mil reais.

Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.

O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e 77.9 FM estendida, de segunda a sexta-feira, às 10h. O programa é transmitido também na Rádio Cultura Brasil AM 1200 e no aplicativo Cultura Play.
*Estagiário sob supervisão da jornalista Cirley Ribeiro